Nas postagens e vídeos de Paraty, fizemos o inverso do normal. Primeiramente mostramos o que Paraty tem fora do centro histórico. Acompanhe as postagens anteriores e os vídeos: Cachaça, Cachoeiras e Lavandário e Visto de outro ângulo.
E agora começaremos a falar e mostrar sobre o centro histórico e a história da cidade.
Com certeza, a maior atração da cidade, é o Centro Histórico, com a super preservação de suas construções.
Sabemos que a consciência de preservação da história dos locais é muito recente comparando com a própria história. Então como Paraty preservou tanto de suas construções coloniais? O real motivo foi a falta de recursos.
Como assim? Vamos tentar entender essa história.
Um pouco da História de Paraty
A data das primeiras ocupações da cidade diverge entre os historiadores. Oficialmente a cidade foi fundada em 1667, como Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Parati, em torno da Igreja N. Sra dos Remédios, sua padroeira, que foi demolida no ano seguinte. Ela ficava perto do local onde hoje está a Igreja Matriz de Paraty.
A cidade passou por três grandes ciclos econômicos:
🔄 O
primeiro ciclo de Paraty foi do açúcar
Fonte: https://profdanihistoria.com.br/ |
🔄 O segundo ciclo foi do ouro.
Quando o ouro foi descoberto em Minas Gerais, a única estrada que
conectava as minas ao mar (para que o ouro pudesse ser escoado para
Portugal) era o chamado “caminho velho” da Estrada Real que terminava em
Paraty. De Paraty o ouro ia para o Rio de Janeiro (então capital do
país) e depois para Portugal.
A cidade perdeu o posto de exportadora do café quando, em 1870, foi construída uma estrada de ferro entre o Rio de Janeiro e São Paulo, passando pelo Vale do Paraíba.
Como o transporte por trem era bem mais barato, o porto de Paraty perdeu sua importância e a cidade entrou em recessão. Com a abolição da escravidão, em 1888, a grande maioria da população deixou suas casas e a cidade ficou esquecida.
Foi esse esquecimento da
cidade que fez com que as casas coloniais fossem preservadas. Não haviam
recursos econômicos para nova construções e Paraty ficou isolada por um
longo período de tempo.
🔄 Só em 1974, com a abertura da Rio-Santos que Paraty foi redescoberta e, graças a preservação de suas casas coloniais e recursos naturais abundantes, começou a receber turistas de todo Brasil. Hoje Paraty é a oitava cidade do país que mais recebe turistas.
Nesse mesmo ano a cidade foi tombada pelo IPHAN, que responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. Quando o instituto tomba um local nenhuma alteração pode ser feita na arquitetura e fachadas das casas. Assim, o tombamento foi muito importante para a preservação do Centro Histórico de Paraty.Essa preservação permitiu que Paraty ganhasse um outro título muito importante da UNESCO em 2019: o de Patrimônio Cultural e Natural, sendo o único de patrimônio misto (cultural e natural) da América Latina.
Super Indicamos para facilitar sua viagem:
✅ Seguro viagem obrigatório: Seguro Viagem
✅ Quero Passagem Viagens e Turismo - Quero Passagem (a solução ideal a aqueles que pretendem realizar viagens de ônibus por todo o território nacional).
✅ Booking.com - Booking (Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais...)
✅ Ali Express (Aliexpress maior site de compras do mundo, aproveite os descontos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário