Página Inicial

04 março 2022

Paraty/RJ - Cachoeiras e Cachaças

Para conhecer Paraty além do centro histórico, fomos na ParatyTours para ver o que eles tem a oferecer de turismo receptivo.

Eles têm uma variedade bem vasta de passeios, desde trekking, passeios de bike, escunas, lanchas privativas até batismo de mergulho.

Optamos por 2 passeios: o Jeep Tour e o Netuno Expedition, que falaremos em outra postagem.

Hoje vamos falar sobre o Jeep Tour que é o passeio por 3 cachoeiras, 1 alambique de cachaça e 1 moinho de farinha. O passeio é feito com um Jeep 4×4 no Parque Nacional da Serra da Bocaina. 

Você pode optar em embarcar na agência, que fica bem no centro de Paraty, ou eles te buscam na pousada em que estiver hospedado.


Cachoeira Pedra Branca e Poço da Usina

A primeira parada foi na Cachoeira Pedra Branca. Ela fica numa propriedade particular, há 8,8km do centro, e é cobrada uma taxa de entrada de R$ 8,00. 

Seguindo a trilha, chegamos primeiro no Poço da Usina, que é uma piscina natural, de 6m de profundidade, localizada em um local onde havia uma antiga usina. Uma laje ainda permanece às margens do rio no local da antiga construção. O local não é muito visitado pelos turistas por ser pouco conhecido, e por isto é uma boa opção para fugir do agito. Aqui a parada foi somente para fotos.

 

Seguindo a escada construída na trilha e caminhando até o final dela chegamos à Cachoeira Pedra Branca. Trata-se de uma das mais belas cachoeiras de Paraty. O local oferece bons pontos para mergulho, além de permitir o banho nas quedas d'água. A água estava muito gelada.

Localização: Estrada Paraty-Cunha, no bairro Ponte Branca
Como chegar: A partir do trevo de Paraty, seguir em direção a Cunha por aproximadamente 4 Km. Após passar pelo Shambala Louge e pelo Atelier Alquimia dos Sabores, a estrada passa ao lado de uma grande pedra do lado direito. O Poço da Usina fica do lado esquerdo da estrada. 

 



Cachaçaria Pedra Branca

Chegando no alambique Pedra Branca tivemos uma apresentação de como é feito a cachaça.

O alambique Pedra Branca começou a ser construído no ano de 2007, tendo como base de projeto as características culturais de produção das cachaças de Paraty, alinhadas com critérios de sustentabilidade e responsabilidade socio-ambiental. No ano de 2009 a instalação dos equipamentos foi finalizada e iniciou-se a produção da cachaça Pedra Branca.

O processo de fabricação é caracterizado por manter o método tradicional e artesanal de produção das cachaças de Paraty, alinhado com a utilização dos mais modernos equipamentos existentes no mercado, unindo conhecimento local e tradição com tecnologia e qualidade.

E depois da aula de produção, fomos na lojinha para degustação dos produtos.

Localização: Estrada da Pedra Branca, km 01, Ponte Branca – Paraty / RJ
Contato: (24) 3371-1108 / 99926-5520
www.cachacapedrabranca.com


Almoço no Restaurante  Engenho D'ouro

O valor do almoço não está incluído no passeio. Mas vale a pena. É um self-service no fogão a lenha com comida bem caseira.

 

Cachoeira do Tobogã

Esta cachoeira é uma das mais visitadas de Paraty.

Seu principal atrativo é a grande pedra lisa por onde corre o fluxo de água, formando um grande tobogã, onde se pode escorregar até cair em uma piscina natural. Pode-se escorregar sentado com boa segurança, mas jovens paratienses costumam descer em pé, surfando perigosamente na pedra. 

Não aconselhamos, pois já aconteceram vários acidentes desta maneira, e quem faz são os locais que estão ali praticamente todos os dias.

Seguindo a trilha fica o Poço do Tarzã.

Localização: Estrada Paraty-Cunha, no bairro da Penha
Como chegar: A partir do trevo de Paraty, seguir em direção a Cunha por aproximadamente 7,5Km. Do lado direito da estrada você verá um marco da Estrada Real, e ao lado uma grande pedra com uma igreja em cima. É a Igreja da Penha. Seguindo a pé por uma pequena trilha que começa atrás do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro, você chegará à Cachoeira do Tobogã. Próximo à cachoeira há um bar, restaurante e alambique artesanal de cachaça.


Cachoeira Poço do Tarzã

O Poço do Tarzã é uma piscina natural formada entre as pedras. É um local muito bom para tomar um banho refrescante, com água super gelada também, e restaurador. 

Uma pequena ponte pênsil atravessa por cima do rio, onde tem um barzinho rústico, que fica aberto apenas em época de grande visitação.

Localização: Estrada Paraty-Cunha, no bairro da Penha.
Como chegar: A partir do trevo de Paraty, seguir em direção a Cunha por aproximadamente 7,5 Km. Do lado direito da estrada você verá um marco da Estrada Real, e ao lado uma grande pedra com uma igreja em cima. É a Igreja da Penha. Seguindo a pé por uma pequena trilha que começa atrás do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro, você chegará à Cachoeira do Tobogã. Seguindo em frente pela trilha, sobe-se até a ponte pênsil onde fica o Poço do Tarzã.



Casa de Farinha Empório do Ouro Branco

E pra finalizar o passeio fomos num engenho de farinha de mandioca. 

Nos foi apresentado o engenho, nos mostrando todo o processo de produção. Deste o descascar da mandioca até a prensa.

E finalizamos com um delicioso café com bolos feitos com produtos da propriedade, que também não está incluído o valor no passeio.


Informações do Passeio Jeep Tour

Horário de Saída: 10:30h

Duração do Passeio: 6h com intervalo pro almoço

Valor: R$ 120,00 por pessoa (valor de março/2022)

Contato ParatyTours: (24) 99974-2734 (whatsapp)

Endereço: Av. Roberto Silveira, 479, Centro

SiteReservas online

@paratytours.agencia

 



Super Indicamos para facilitar sua viagem:

 ✅ Seguro viagem obrigatório: Seguro Viagem 

 ✅ Quero Passagem Viagens e Turismo - Quero Passagem ​ (a solução ideal a aqueles que pretendem realizar viagens de ônibus por todo o território nacional). 

✅ Booking.com - Booking (Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais...)

Ali Express (Aliexpress maior site de compras do mundo, aproveite os descontos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário