Página Inicial

24 abril 2023

Praia dos Carneiros/PE

Praia dos Carneiros é um dos lugares mais lindos do nosso litoral. Já foi considerado, pelo TripAdvisor, como umas das 25 mais belas praias do Brasil. E ainda continua em muitas listas das melhores praias brasileiras.

A reunião de águas cristalinas e calmas com piscinas naturais, cenários paradisíacos, “floresta” de coqueiros, areias branquíssimas tornam a Praia dos Carneiros um destino imperdível. Já perdemos uma vez, quando fomos a Porto de Galinhas. E não perderíamos a oportunidade novamente. E não nos arrependemos.

História
A Praia dos Carneiros pertencia aos herdeiros da Viscondessa do Rio Formoso. E nesse local houve um cruel combate travado em 1570, antes da invasão Holandesa, durante o governo do donatário da Capitania de Pernambuco Duarte Coelho, entre Luis de Melo e Silva e a esquadra de Achen.

Ali foi construída no séc. XVIII pelo Visconde do Rio Formoso a Igreja de São Benedito.

Posteriormente foi propriedade de José Henrique Carneiros que a deixou de herança para seus filhos e cujo sobrenome induziu a denominação da referida localidade. Na década de 1970 seus herdeiros dividiram os engenhos e regiões.

Na atualidade esta área é quase que exclusivamente ocupada por residências de veraneio.

Quando ir

Em se tratando de praia, é indiscutível falar que a melhor época para se visitar a Praia dos Carneiros é no verão. Mas ouvi recentemente, que a melhor época para se visitar um destino é quando se pode fazê-lo. 😄

Já fomos em novembro em Porto de Galinhas, que fica há uns 50km, e foi maravilhoso. E agora fomos em abril, maravilhoso também. A água é bem quentinha, até quentinha demais. Preferiria ela um pouquinho mais fresquinha.

Então vá e aproveite esse paraíso.

Onde Fica e Como Chegar
A Praia dos Carneiros fica em Pernambuco, na cidade de Tamandaré, há 100km de Recife, 53km de Porto de Galinhas e, cruzando a divisa do estado para Alagoas, 56km de Maragogi.

Os aeroportos que “atendem” a Praia de Carneiros são:
✈    o Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre, que fica a 90km seguindo pelas PE-008, BR-101 e seguir pela PE-060 em Cabo de Santo Agostinho até Rio Formoso e continuar pelo PE-072 até chegar em Carneiros.
✈    o Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares, que fica a 190km seguindo pela BR-101 até Palmares/PE e seguir pelas PE-096, PE-060 e PE-076 até Carneiros.

Como nossa estada lá foi uma passagem para Maragogi, optamos por alugar um carro em Recife e passar o dia na Praia dos Carneiros.

Mas se escolher fazer um bate e volta tem a opção de contratar um transfer tanto de Recife quanto de Porto de Galinhas ou Maragogi.

Acesso à praia
A Praia dos Carneiros é cercado de propriedades particulares, fazendo com que o acesso a faixa de areia fique muito restrita. Em pesquisas na internet achamos a informação que existe uns 3 acessos públicos à faixa de areia, mas só conseguimos identificar um, que fica entre as entradas dos Beach Club Bora Bora e Beijupirá. Mas o carro não consegue ficar ali perto. Então do estacionamento do carro até a praia propriamente dita deve ser uma distância de uns 1.000m.

A forma mais prática é escolher um dos Beach Clubs. Os mais famosos são os Bora Bora, ponto de apoio de muitas excursões, e o Beijupirá, que já possui várias filiar pelo estado de Pernambuco, inclusive em Porto de Galinhas.

Eles cobram entrada, chamada de Day Use. Tanto o Bora Bora como o Beijupirá estão cobrando R$ 30,00 por pessoa (valor de 04/2023).

💢
Ah, esse valor é somente para acessar, não é convertido em consumação.

E com esse pagamento temos acesso ao estacionamento e ambiente do restaurante e toda sua estrutura: mesas, duchas, banheiros, lockers e, claro, acesso à praia. E eles não fazem reserva, a ocupação é por ordem de chegada.

Optamos em ficar no Beijupirá. Eles sempre falam para chegar cedo, até umas 9h30, para poder escolher uma boa mesa. A lotação é sempre imprevisível. Não sei se pela previsão do tempo estava com previsão de chuva ou pela maré não estar tão baixa, estava super tranquilo a lotação. Chegamos as 10h30 e ainda tinha uma mesa bem em frente ao mar.

O Beijupirá tem um perfil mais tranquilo, com música mais calma e menos mesas que o vizinho Bora Bora. A praia em frente não é dos melhores para o banho por causa dos arrecifes. Mas perto dali estão as piscinas naturais.

O que fazer
A principal atração de Carneiros é sua praia, com 6 km de extensão, suas piscinas naturais e a Igrejinha de São Benedito.

Piscinas Naturais
O mar da Praia dos Carneiros é calma e em tons que variam entre azul e verde, impossível não se encantar. E desfrutar das piscinas naturais que se formam entre os arrecifes na maré baixa. Confira a tábua das marés aqui. A maré ideal para visitar as piscinas é perto de 0.
As águas cristalinas e mornas das piscinas é ideal para praticar snorkeling e ver peixinhos.

Igreja de São Benedito
A igreja construída no século XVIII, de frente para o mar, é o cartão postal da Praia dos Carneiros. Uma foto em frente dela é obrigatório.
Para chegar na igrejinha, é uma caminha de uns 30 min pela faixa de areia ou nas paradas dos passeios de catamarã ou lancha.
A igreja não funciona como uma igreja normal então dificilmente se encontra aberta. Ela estava aberta para visitação interna, mas não podia entrar com roupa de banho, então não conseguimos visitar. E eles pedem uma contribuição voluntária, não tinha valor fixado.
Sugestão é visitá-la no final da tarde quando o grande fluxo de turistas de excursões já terminou e o acesso fica mais livre para fotos.

Passeio de Catamarã
O passeio passa pela Igreja de São Benedito (de longe e sem parada), Praia de Guadalupe, onde acontece o banho de argila, por um banco de areia branquinha, as piscinas naturais.
Valor do passeio no Bora Bora e do Mustako é de R$ 70,00 por pessoa (valor de 11/2022).
O passeio é bem animado, com música e serviço de bordo com bebidas.

Passeio de Lancha Privativa
Mais tranquilo que o passeio de Catamarã. Faz o mesmo roteiro do Catamarã mas com a vantagem de ser mais tranquilo podendo aproveitar mais os atrativos. E como a lancha é privativa você faz o seu tempo. Além de chegar perto do mangue do Rio Formoso, local que o Catamarã não chega e parada em frente a Igreja de São Benedito para lindas fotos do mar.
Valor do Passeio de lancha privativa é R$ 530,00 e acomoda até 9 pessoas (valor de 04/2023).

Nosso dia na Praia dos Carneiros
Chegamos em Recife a meia noite de sexta para sábado, pegamos o carro alugado e fomos ao hotel em frente ao aeroporto, para sairmos cedinho do sábado e seguir para a Praia dos Carneiros.

Depois de 1:30h de estrada, chegamos em Carneiros as 10h30 e conseguimos uma mesa bem legal, bem em frente ao mar.

O Beijupirá tem mesas com guarda-sol, que ficamos, e também uns gazebos com mesas e espreguiçadeiras, ficando mais reservado.

Deixamos os itens mais valiosos no guarda-volume e uma sacolinha em cima da mesa pra marcar o lugar, fomos caminhar pela praia.

A água do mar tem uma coloração linda e a temperatura é super gostosa. Pela maré as piscinas naturais não existiam nesse momento, somente no final da tarde.

Almoçamos e como nosso passeio de lancha iria atrasar aproveitamos para fazer a caminhada de uns 20 min até a Igrejinha de São Benedito.

Em frente a igreja é impossível fazer foto sozinho, mas as pessoas esperam as outras tirarem foto, mas não tem uma ordem muito precisa.

A igreja estava aberta para visitação, mas como só estávamos com roupa de banho não conseguimos entrar.

Na volta já ficamos em frente ao Beach Club Bora Bora para pegar a lancha. O piloto atrasou, pois, teve problemas com os passeios anteriores. Mas valeu muito a pena. O passeio foi top e recomendamos.

O Junior, além de piloto, é praticamente um guia. Explica e conta a história de cada parada e até da origem da região. Muito top. Super recomendado.

Tamandaré, município da Praia dos Carneiros, tem a orla e o receptivo dos passeios, mas as atrações e paradas são todas no município vizinho, Sirinhaém.

A primeira parada é no Banco de Areia. Maior parada para poder tomar banho. Depois vamos a Praia de Guadalupe tomar um banho de argila. Argila essa retirada do fundo do mar, embaixo da areia. Tem vários tipos de argila que produzem diferentes efeitos e tratamentos dermatológicos. O banho de argila é gratuito, e é comercializado também pelos locais. Você pode comprar a argila ou sabonetes deles, cada sabonete custa R$ 20,00.

Em seguida fomos ver de longe o Mirante do Reduto e ouvir a histórica dessa batalha entre os 20 portugueses e 600 holandeses, em 1633. O Mirante fica no alto de um penhasco na entrada do Rio Formoso, no qual tem um mangue, que fizemos uma parada em seguida.

E finalizamos o passeio com o pôr-do-sol atrás da Igreja de São Benedito, nos proporcionando fotos incríveis.

Quando o Junior nos deixou em frente ao Bora Bora, a maré já estava baixa e a faixa de areia estava bem aparente e o acesso as piscinas naturais acessíveis, mas não fomos lá, pois ainda tínhamos que seguir para Maragogi.

A Praia dos Carneiros é realmente lindo. Vale a visita com certeza.

Informações:

Agência 4trip – todo atendimento fiz pelo WhatsApp
WhatsApp: (81) 98178-1988

Beujipirá
WhatsApp: (81) 98653-9409

JR Passeios
WhatsApp: (81) 99180-2523
Instagram @jrpasseiospraiadoscarneiros

Super Indicamos para facilitar sua viagem:

✅ Seguro viagem obrigatório: Seguro Viagem

✅ Quero Passagem Viagens e Turismo - Quero Passagem ​ (a solução ideal a aqueles que pretendem realizar viagens de ônibus por todo o território nacional).

✅ Booking.com - Booking (Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais...)

Ali Express (Aliexpress maior site de compras do mundo, aproveite os descontos)