Página Inicial

01 abril 2023

Foz do Iguaçu/PR - Cataratas del Iguazú - Argentina

As Cataratas do Iguaçu é um conjunto de mais de 270 quedas d’água no Rio Iguaçu. Localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina. A área total dos 2 parques nacionais corresponde a 250 hectares de mata subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

O Parque das cataratas argentinas foi criado em 1934 e o brasileiro em 1939. Ambos com o objetivo de proteger e preservar as cataratas e o conjunto do meio ambiente ao redor. Ambos os parques foram considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. As Cataratas foi considerada uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, em 2011.

As Cataratas do Iguaçu começam no Brasil e terminam na Argentina, existindo uma fronteira imaginária entre os dois lados. Os dois lados nos proporcionam experiências e vivências diferentes que se complementam.

Do lado brasileiro não temos uma vista completa das belezas naturais das Cataratas, tendo que contentar em ter uma vista panorâmica do lugar. Enquanto no lado argentino, o passeio se torna mais completo nos proporcionando uma visão das cataratas de diferentes ângulos e perspectivas, podendo em alguns momentos, e dependendo a vazão de água, ficar embaixo de algumas quedas.

Um grande exemplo dessa diferença é a contemplação da Garganta do Diabo, a maior queda das Cataratas. No lado brasileiro temos uma visão ampla por baixo dela e no lado argentino a vista é por cima das quedas.

A conclusão que chegamos é: se puder faça os dois passeios. Reserve um dia inteiro para cada um deles. E curta essa maravilha da natureza.

 

  


Como é o passeio do lado argentino

A visitação no parque argentino acontece passeando em meio a mata por cima dos cursos do rio por passarelas e dividido em 3 circuitos: o superior, o inferior e o da Garganta do Diabo.

 


Depois da entrada do parque se percorre uma pequena distância até a estação do trem, que nos leva até os inícios das trilhas. São 3 estações do trem ecológico: a Estação Central, da entrada, a Estação das Cataratas, onde se encontram os Circuitos Superior e Inferior e a praça de alimentação, e a Estação da Garganta do Diabo, onde começa a trilha para o mirante da Garganta do Diabo.

DICA: Lembre-se de pegar o tíquete do trem. Não tem um custo pois faz parte do passeio no parque, mas é preciso pegar um tíquete especial para o trem.

PASEO SUPERIOR
Nesse circuito é possível ter uma vista mais ampla das quedas, vistas de cima. Uma trilha de 1.700 metros.

   



PASEO INFERIOR

Visão das quedas de baixo delas, bem ao nível do leito do rio. Uma trilha de 1.400m. Essa trilha não é acessível, pois possui várias escadas.



GARGANTA DO DIABO

É um dos passeios mais impressionantes. Uma trilha de 1,1km e a passarela passa por cima na Garganta do Diabo.
OBS: Em outubro/2022, as fortes chuvas destruíram parte dessa passarela. O guia nos disse que levaria uns 2 anos para a sua reconstrução, mas em março/2023 a obra foi entregue e liberada para a visitação.

SANDERO MACUCO

O lado argentino também possui um passeio de barco, parecido com o Macuco safari do lado brasileiro.


Como ir

Pode-se chegar no parque argentino com carro próprio. Mas tem que atentar a documentação para imigração na Argentina (RG com menos de 10 anos de emissão inclusive para crianças ou passaporte, CNH válida e o seguro Carta Verde, que é indispensável).

Nós escolhemos contratar um passeio com agência de receptivo por vários motivos, falados no início, e recomendamos.

Contratamos o receptivo MMC Turismo (whatsapp (45) 3521-7500) e pagamos R$ 230,00 (11/2022) o transfer com almoço no restaurante El Fortin por pessoa.


Ingressos

Os ingressos custam P$ 4.675 (04/2023) e tem que ser comprados ou pela internet, que estava mais barato*, ou na bilheteria que não aceita cartão de crédito nem reais, somente pesos argentinos.

Dias antes de viajarmos tinha um valor especial para residentes no Mercosul (P$ 2.500), então levamos pesos argentinos contando com esse valor. Inclusive os companheiros de passeio falaram que no dia anterior, no site estava um valor menor, mas como quase ninguém conseguiu comprar no site também estavam contando que o valor era o mesmo. Mas no dia da visita descobrimos que esse valor não existia mais e o valor era o geral (P$ 4.000). Ainda bem que nosso guia tinha pesos argentinos para trocar. Nos salvou.

Por esse imprevisto e pelo know-how dos guias de turismo preferimos e sugerimos contratar esse passeio nas agências de receptivos.

É necessário ficar atentos à mudanças de valores sem aviso prévio.

* Na época não conseguimos comprar os ingressos pela internet.


Informações

Horário do Parque:
8h às 17hs
Compra dos Ingressos Site





Super Indicamos para facilitar sua viagem:

 ✅ Seguro viagem obrigatório: Seguro Viagem 

 ✅ Quero Passagem Viagens e Turismo - Quero Passagem ​ (a solução ideal a aqueles que pretendem realizar viagens de ônibus por todo o território nacional). 

✅ Booking.com - Booking (Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais...)

Ali Express (Aliexpress maior site de compras do mundo, aproveite os descontos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário