Fizemos um passeio rápido por Domingos Martins para ir almoçar, ver o centro da cidade toda enfeitada para a Páscoa e tirar a moto da garagem.
O centro de Domingos Martins é carinhosamente chamado de "Campinho". E tem esse nome porque na época em que os tropeiros passavam por ali, eles acampavam no lugar onde hoje está a Igreja Luterana e a praça da cidade, lugar mais plano, semelhante a um pequeno campo. E eles se referiam ao local como campinho.
A cidade possui o terceiro melhor clima do mundo, e é um dos principais destinos turísticos das Montanhas Capixabas.
Colonizada por alemães, ainda mantém fortes traços de seus colonizadores, destacando-se a culinária, cultura, música, dança, artesanato e arquitetura.
Como Chegar
Domingos Martins fica a 45km de Vitória pela BR-262, no km 42, o percurso leva uns 50 minutos em trânsito normal, de carro.
Se estiver de ônibus, pode comprar a passagem aqui e o valor da passagem não passa de R$ 20,00 (abril/2022).
Onde se hospedar
A cidade também é muito procurada para se passar os fins de semana e feriados, podendo esticar o passeio para o Parque Estadual da Pedra Azul (que ainda iremos mostrar futuramente) e aproveitar a noite da cidade.
A cidade possui uma grande variedade de hospedagem. Podendo pesquisar por aqui.
O que ver e como foi nosso passeio
A nossa primeira parada, antes de chegar em "Campinho" foi na ...
Estação Ferroviária do Vale da Estação
Patrimônio físico da história da cidade, o Vale da Estação tem uma importância histórica muito grande para o cenário ferroviário do Espírito Santo, ligando por muitos anos o interior à região urbana, e sendo o único meio de transporte para pessoas e alimentos que seguiam para a região serrana por muitos anos.
A antiga estação ferroviária foi inaugurada em 1900 e fica próximo ao distrito de Santa Isabel.
Caracterizado como um lugar bucólico, cercado por uma bela paisagem formada por matas e pelo Rio Jucu. Além da estação, a região também conta com opções de artesanato, hospedagem, gastronomia típica, produtos caseiros e produção de cogumelos.
E seguimos para o centro da cidade.
Pórtico da Cidade
O pórtico de Domingos Martins foi inaugurado em 1992 e desde então se tornou símbolo da cidade.
Desenhado no estilo Enxaimel, possui letreiro de Boas Vindas em letras góticas, em referência à cultura alemã.
Praça Dr. Arthur Gerhardt
A praça é muito bem cuidada e estava toda decorada para a Páscoa, com coelhinhos e ovos pintados espalhados por toda a parte e com vários cenários para fotos.
Na praça ficam o Monumento ao Colono Imigrante e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
Monumento ao Colono Imigrante
É um dos monumentos que simbolizam a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região.
Foi inaugurado em 10/10/10954, sendo construído pelo escultor europeu Carlo Crepaz. E traz a frase: "Ao colono imigrante - Que aqui veio ajudar a construir uma grande pátria, a gratidão da terra capixaba". Nas laterais e na parte de trás da base, possui placas de metal com brasões e desenhos gravados em sua face.
Igreja Evangélica de Confissão Luterana
Um dos templos religiosos mais antigos do país. Foi a primeira igreja evangélica, na América Latina, a ter torre. Algo proibido na época de sua construção.
Foi inaugurada em maio de 1866 e mais tarde tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.
Possui 3 sinos, que vieram da Alemanha de navio até o porto de Vitória. Os sinos Glória, Concórdia e Gratia são de bronze e possuem tamanhos diferentes. O maior pesa cerca de 300 kg.
Hotel Imperador (Centro Cultural)
Antigo Hotel Imperador, hoje abriga o Centro Cultural, com diversas atividades artísticas e culturais.
O local, que já recebeu grandes personalidades do cenário nacional quando era um dos hotéis mais badalados do estado, foi inaugurado em 1955 e até hoje possui a mesma arquitetura. Foi comprado pelo Governo do Estado em 2014 para abrigar a Secretaria de Cultura e Turismo, Escola de Música e Biblioteca Municipal.
Rua de Lazer - Rua João Batista Wernersbach
Considerado o point dos turistas. Foi intitulado Rua de Lazer por ser fechada para carros, pela beleza e riqueza dos detalhes das construções típicas.
Os prédios abrigam lojas de artesanato e produtos típicos, além de cafeterias e restaurantes, se tornando o principal centro gastronômico da cidade.
Casa da Cultura
Fica na avenida principal do centro, sendo a primeira do tipo no estado. Sendo inaugurada em 17/12/1983 e é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.
O espaço é uma excelente opção para quem quer conhecer mais sobre a cultura da região com um grande acervo de objetos, móveis, utensílios domésticos, documentos e fotografias que pertenceram aos imigrantes e doados por suas famílias.
Mas a cidade tem muito mais.
Cenas pra um novo vídeo, uma nova postagem e uma nova viagem.
Super Indicamos para facilitar sua viagem:
✅ Seguro viagem obrigatório: Seguro Viagem
✅ Quero Passagem Viagens e Turismo - Quero Passagem (a solução ideal a aqueles que pretendem realizar viagens de ônibus por todo o território nacional).
✅ Booking.com - Booking (Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais...)
✅ Ali Express (Aliexpress maior site de compras do mundo, aproveite os descontos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário