Página Inicial

23 janeiro 2022

Ouro Preto/MG - Museu das Reduções

O projeto do Museu das Reduções surgiu do sonho dos irmãos Ênnio, Décio, Evangelina e Sylvia Alves de Vilhena  que, após se aposentarem, iniciaram, em 1978, a reprodução de grandes monumentos arquitetônicos brasileiros. 
 
Para tanto, viajaram pelo país fazendo pesquisas, fotografando, calculando, elaborando croquis e plantas, para confeccionar as réplicas, que não são simples maquetes, pois são verdadeiras obras de arte, com emprego dos mesmos materiais utilizados nas edificações originais, sem aplicação de produtos sintéticos ou industrializados. 
 
Desta forma, foram confeccionados lampiões, grades, sinos, portões, balaústres, treliças, comportas metálicas, janelas, portas, colunas em cantaria, telhas de barro, de amianto, de zinco, entre outros elementos esculpidos manualmente para compor as edificações e fachadas de alvenaria, criadas e pintadas nas cores originais.
 
 

 
O Museu, até 2016 era localizado no distrito de Amarantina em Ouro Preto/MG, quando teve que fechar suas portas. Ele ficou fechado até 2020 quando foram feitas parcerias na qual se criou um complexo turístico, educativo e cultural em Cachoeira do Campo, às margens da Rodovia dos Inconfidentes.
 

Acervo

 

São 29 réplicas de monumentos, localizados em 24 municípios de 15 estados do Brasil, representando a evolução da arquitetura brasileira ao longo dos últimos cinco séculos.

 

 
 
A Igreja São Francisco de Assis, de Ouro Preto, encontra-se inacabada devido ao falecimento de um dos Irmãos Vilhena: Evangelina, quando os outros decidiram por bem não continuar o trabalho. 
 
E, o atual diretor do museu, após ouvir opiniões de autoridades e especialista, optou por não terminar a réplica, deixando, assim, um marco do fim do trabalho de uma equipe que, necessariamente, precisava estar completa para funcionar. 
 
Cada uma das reduções tem sua particularidade, sua pluralidade, sua beleza, seu encanto. Mas, destacaremos, aqui, o Solar dos Ferreira, na terra natal dos artistas, Campanha. O monumento original foi tomado por um incêndio em 1986 e não mais existe. Isto ressalta, além de todas as características do museu, a importância que o mesmo tem na preservação da memória arquitetônica nacional, pois, vemos no acervo do Reduções, uma representação idêntica do referido solar.
 
 
 

Localização

 
Rodovia dos Inconfidentes (BR-356), km 77
Cachoeira do Campo/MG
 
Anexo ao Espaço Vivendas, com posto de combustível, restaurante e lanchonete, playground, sanitários, WI-FI, com amplo estacionamento. 
 
 

Informações

 
Maiores informações no site do Museu das Reduções.
 
Horário e Funcionamento: Aberto todos os dias, com exceção de terça-feira, das 9h as 17h
 
Valores: Inteira R$ 20,00 e Meia R$ 10,00
 
 Promoção por tempo limitado: meia entrada para todos. 
 
Compre seu ingresso on-line aqui




Super Indicamos para facilitar sua viagem:

 ✅ Seguro viagem obrigatório: https://www.seguroviagem.srv.br/?ag=2609 

 ✅ Quero Passagem Viagens e Turismo - https://tidd.ly/38EKX8z ​ (a solução ideal a aqueles que pretendem realizar viagens de ônibus por todo o território nacional). 

✅ Booking.com - https://tidd.ly/3C64GLA (Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais...)

https://tidd.ly/3EoIU6s (Aliexpress maior site de compras do mundo, aproveite os descontos)

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário