Página Inicial

20 maio 2023

Maragogi/AL - Caribe Brasileiro

O litoral nordestino tem várias cidades e praias belíssimas e o estado de Alagoas é o rei das praias deliciosas.

A região da Costa dos Corais, onde fica Maragogi, é uma área de proteção ambiental que se estende por uns 120km ao longo da costa.

A principal atração dessa região são praias com águas mornas e cristalinas, coqueirais a perder de vista e muitas piscinas naturais graças aos recifes de corais.

Maragogi é uma cidade pequena para quem quer fugir do agito e aproveitar para apreciar as belezas naturais e descansar.

Quando ir
Maragogi é uma praia que pode ser visitada o ano todo, porque sempre faz calor na região. No verão é o período que menos chove, mas é a época que a cidade está mais cheia de turistas.

No período chuvoso, entre abril e agosto, é comum a água não estar tão transparente.

É importante também escolher um período em que a maré esteja mais baixa, quanto mais próxima de 0 melhor, para aproveitar melhor as piscinas naturais. A maré baixa acontece nas luas cheia e nova, na dúvida sobre a tábua consulte o calendário lunar pra isso. No site da Marinha é possível ter acesso a tábua.

Então vá e aproveite esse paraíso.

Onde Fica e Como Chegar

Maragogi fica no estado de Alagoas, há 124km de Maceió, capital do estado, e há 130km de Recife, capital de Pernambuco. Resumindo, fica mais ou menos na metade do caminho entre as duas capitais e consequentemente de seus aeroportos.

Das capitais até Maragogi, pode se ir de:

Carro alugado ou próprio
✈   do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre, que fica a 123km seguindo pela BR-101 e seguir as orientações para pegar a PE-060/AL-101 até chegar em Maragogi.
✈    do Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares, que fica a 128km seguindo pela AL-105 até Porto Calvo, pegar a AL-465 até Japaratinga, já avistando o mar, e seguir pela AL-101 até Maragogi.

Nós fomos de Recife, passando antes na Praia dos Carneiros. Por isso optamos em alugar um carro.

O aluguel de carro em Recife custa a partir de R$ 75,00 a diária e em Maceió a partir de R$ 91,00. Pela facilidade é o meio de transporte mais prático para ir a Maragogi.

Ônibus
Em pesquisas na internet não consegui encontrar linhas de ônibus regular em nenhuma das duas capitais para Maragogi, pois a cidade não possui rodoviária.

Então tem que desembarcar e embarcar no ônibus na rodovia. A empresa que faz a linha entre Maceió e Recife é a Real Alagoas.

Transfer
Uma sugestão que vi em pesquisas na internet é utilizar os serviços de empresas de receptivo da cidade para contratar um transfer.

O que fazer
As principais atrações de Maragogi são as voltadas para seu mar lindíssimo. Com diversas praias, passeios de barco às piscinas naturais e passeios de buggy.

Praias
As praias ficam diferentes, visualmente falando, dependendo do momento que se visita. O colorido esverdeado mudam na maré baixa e alta. A faixa de areia aumenta na maré baixa.

Maragogi possui várias praias, não é uma única praia. São elas:

Praia de Maragogi
É a principal da vila. No centrinho estão os principais restaurantes, pousadas e comércio. A praia em si não é muito frequentada por turistas, mas é dela que partes os passeios para as piscinas naturais. Usá-la como ponto de referência, mas não é a primeira opção para curtir o mar.

Praia de Xéreu
Na maré baixa você pode andar vários metros “mar adentro”. Ideal para quem busca tranquilidade, pois não tem comércio.

Barra Grande
É uma das melhores praias de Maragogi por suas águas cristalinas e na maré baixinha surge o famoso Caminho de Moisés. As piscinas naturais ficam em frente a Barra Grande e podem ser acessadas a pé na maré baixinha. Estrutura bem simples.

Caminho de Moisés
É um banco de areia que na maré baixinha se abre no mar da praia de Barra Grande e o nome faz referência a passagem bíblica de Moisés abrindo o Mar Vermelho. Na maré baixinha o banco de areia fica aparente permitindo que se ande muitos metros “mar adentro” sem se molhar. Só é possível ver o Caminho de Moisés na maré 0 pra negativa.
Apesar que nos informaram que aquela famosa imagem que vemos na internet do Caminho de Moisés raramente se vê atualmente, principalmente por causa da grande quantidade de pessoas que por ele passam diariamente a areia vem de espalhando diminuindo a altura do caminho, mas ainda se consegue andar por ele.

Praia de Antunes
Conhecida como umas das mais bonitas de Maragogi, com uma boa estrutura de barracas com comidas e bebidas. Tem vários lugares muito legais para cenário de fotos, por isso é parada constante dos passeios de buggy.

Praia de Burgalhau
Areias claras, mar paradisíaco e com poucas ondas. Além dos coqueiros e arrecifes comum nas praias de Maragogi, em Burgalhau está a foz de um rio. Não tem estrutura na praia, é preciso levar o que precisar.

Piscinas Naturais
Com certeza, é o principal passeio em Maragogi.

Na cidade tem 3 grupos de piscinas naturais: as Galés, as mais visitadas que fica na região do resort Salinas, as Taocas, em frente a Praia de Maragogi, e as de Barra Grande.

Todas podem ser visitadas através de passeios de catamarã ou de lancha. Nós escolhemos a lancha e recomendamos por ser mais rápido e prático. A quantidade de visitantes nas piscinas é controlada podendo ficar no máximo 1 hora nas piscinas.

Passeio de Buggy
Passeio muito procurado para conhecer as praias pela faixa de areia. Atualmente não é mais permitido os buggys passar pela areia, tem um caminho próximo a praia.

Mirante de Maragogi
Fica no Alto da Boa Vista, numa propriedade particular.
Lá de cima se tem uma vista da região e excelente local para se ver o pôr-do-sol.

Nosso roteiro em Maragogi

Saímos da Praia dos Carneiros já quase escurecendo. Até Maragogi foi um pouco mais de 1 hora na estrada, mas de pista simples e sem muitos pontos de ultrapassagem.

Ficamos na Pousada Olho D'Água, bem no centrinho de Maragogi.

A noite da cidade não é muito badalada, apesar de possuir vários bares, restaurantes e lojinhas com produtos da região, pois os principais atrativos acontecem durante o dia. E tudo gira em torno da tábua da maré. Então os passeios sempre acontecem bem cedinho.

Ficamos um dia inteiro e uma manhã somente. Aconselhamos a reservar mais dias pra conseguir curtir mais as praias que são lindíssimas e com água bem quentinha. Uma delícia.

Na primeira manhã, logo cedinho, fizemos um passeio de buggy com o Valmir, que além de buggueiro tirou fotos bem legais com o buggy e as praias de cenário.

Fizemos o passeio nas praias de Burgalhau, onde o Valmir virou drone humano tirando fotos de cima de uma árvore, Barra Grande, onde fica o Caminho de Moisés, mas com a maré a 0,6 dava para andar mas não para ver realmente a faixa de areia.

No Caminho de Moisés tem vários pontos para fotos mas, como a maré não estava propícia, nada estava enfeitado como normalmente fica.

Depois dessa parada fomos na Praia de Antunes uma das mais procuradas por causa do famoso coqueiro, mas os buggueiros nos deixam longe, mas num lugar bem gostoso com barracas pra se refrescar e aproveitar e tirar fotos do local.

Na Praia de Antunes também tem vários cenários para fotos montados e enfeitados, feitos por trabalhadores. E a utilização desses cenários para as fotos é alugado, pelo trabalho que eles têm. Cobram R$ 5,00 ou R$ 10,00 por pessoa dependendo da quantidade de cenários usados. E o rapaz tira belíssimas fotos da gente. TOP!! Vale a pena. E valoriza o trabalho.

O passeio finaliza na Praia do Xareu, conhecida como a Praia da Bruna Lombardi. E nos deixa novamente na pousada. São 3 horas de passeio muito gostoso.

DICA: Nas barracas na praia de Antunes, antes de pedir sua bebida, pergunte se o gelo chegou há mais tempo. Pedimos uma cerveja, que o rapaz trouxe aberta, mas não estava geladinha. Fica a dica.

Pegamos o carro e fomos almoçar no Restaurante Burgalhau, com pé na areia. Bem informal mas bem gostoso. Se você não contratou passeio para as piscinas naturais eles tem voucher de desconto. Se informe.

Seguimos para São José da Coroa Grande para nosso passeio de quadriciclo com o Quadri Sanze. Muito top, bem bacana. Pilotamos o quadriciclo guiados pelo Wannaby, muito gente boa e excelente fotógrafo. Super indicamos.

A noite comemos um hambúrguer e fomos dar uma volta no centrinho. Coisa rápida porque amanhã o dia começa cedo novamente.

Deixamos o melhor passeio para o final. Para aproveitar a maré, quase não aproveitamos o café da manhã. Foi só pra não sairmos em jejum.

Fomos até Barra Grande para pegarmos a lancha e ir nas piscinas naturais. A lancha comporta até 12 pessoas, mas estávamos em 6. Na embarcação do Alysson vai junto o Henrique que tira as famosas fotos com os peixinhos nas piscinas.

Fazemos uma parada rápida no Caminho de Moisés onde podemos descer da lancha e aproveitar, mas todos preferimos seguir para o principal que eram as piscinas.

Nas piscinas naturais de Barra Grande ficamos 1 hora, e na embarcação tem máscara com snorkel para alugar por R$ 25,00. O Henrique tirou 17 fotos nossa, cada um separado e juntos, que custaram R$ 100,00 em boa resolução enviada pelo whatsapp.

E para finalizar o passeio fomos na Praia de Antunes, mas agora no ponto certo do famoso coqueiro. O coqueiro é público, mas os cenários feitos para embelezar as fotos nele tem o preço de R$ 25,00, com o rapaz tirando as fotos. E ele já tem a expertise das poses que ficam melhor. Então se realmente quiser a foto nele, acho que vale a pena pagar.

E esse foi nosso roteiro em Maragogi.

Como nosso tempo foi curto fechamos todos os passeios com a 4Trip. Super recomendamos.

Informações:

@galesnabrasa

🌟 Restaurante Burgalhau
@restaurante_burgalhau

Super Indicamos para facilitar sua viagem:

✅ Seguro viagem obrigatório: Seguro Viagem

✅ Quero Passagem Viagens e Turismo - Quero Passagem ​ (a solução ideal a aqueles que pretendem realizar viagens de ônibus por todo o território nacional).

✅ Booking.com - Booking (Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais...)

Ali Express (Aliexpress maior site de compras do mundo, aproveite os descontos)